Orgulho é Problema Seu!

March 9, 2010 at 8:32 am Leave a comment

Para você compreender melhor o texto que segue, sugiro que leia o texto “O Grande Pecado” que você encontrará na página “Pèrolas” deste blog. Em nossa última classe, estudamos sobre o texto de C. S. Lewis entitulado “O Grande Pecado”. Na verdade, toda a classe do último domingo foi a resposta da pergunta que segue:

De acordo com C. S. Lewis, por que é tão importante entender a natureza do orgulho e da humildade?

Lewis dá quatro razões pelas quais é crucial compreender a natureza do orgulho e da humildade.

Em primeiro lugar, é aqui “…que a moral cristã difere mais nitidamente de todas as outras morais.” e sistemas de ética. Se você não entender isso, então você não entenderá a diferença entre Cristianismo e um simples moralismo ou religião. Lewis tinha em mente a filosofia clássica moral dos gregos e romanos do passado, mas neste ponto, o cristianismo também difere do Islamismo e do individualismo secular do mundo moderno. Nenhum destes sistemas enfatiza a humildade e arrependimento constante como o cristianismo o faz. O Evangelho – que diz que somos salvos pela graça – altera radicalmente a nossa auto-imagem. Em todas as outras filosofias e religiões, um relacionamento com Deus é baseado em alguma forma de conquista espiritual e (ou) desempenho moral. Isso permite e fornece um tipo de legítimação ao orgulho e ao auto-engrandecimento. O que não é o caso do evangelho que prega os verdadeiros cristãos.

Em segundo lugar, Lewis diz que “O orgulho leva a todos os outros vícios… “. Este é um ensinamento da clássica doutrina cristã – Orgulho é o primeiro dos sete pecados capitais no ensino clássico cristão-moral. Orgulho – egocentrismo- É o pré-requisito para todos os outros tipos de pecados. Por exemplo: Um comportamento desprovido de amor surge do hábito de colocar suas necessidades antes das dos outros. A desobediência à lei de Deus pressupõe que você conhece melhor do que Deus sobre o que é melhor para você e para os outros. Amargura exige que você se coloque no lugar de Deus como juiz. Preocupação pressupõe que você sabe mais do que Deus sobre como a sua vida deveria ser e estar. Em todos os casos, o “pecado por tràs dos pecados” é o pecado do orgulho – o pecado de colocar sua própria sabedoria, necessidades, desejos e interesses antes do de Deus.

Em terceiro lugar, Lewis diz: ” …não existe defeito mais difícil de ser detectado em nós mesmos.” Tanto a natureza do orgulho como a natureza da humildade são muito difíceis de serem discernirdas. Pessoas orgulhosas, com uma auto-imagem “inchada”, não crêem que possuam características negativas como o orgulho. Pessoas orgulhosas acham que são razoavelmente humildes, enquanto pessoas que são, verdadeiramente, humildes (por definição) são aqueles que reconhecem que estão cheios de orgulho. Mas se Lewis está certo ao afirmar que o orgulho é a raiz de todos os outros pecados, então a sua invisibilidade é tremendamente prejudicial. A capacidade de discernir o orgulho em nós é crucial para a nossa sobrevivência espiritual, portanto, temos que levar a sério o estudo deste assunto.

Em quarto lugar, Lewis diz que pessoas “muitíssimo reli¬giosas” são quase sempre “pessoas cheias de orgulho.” Creio ser verdade que, em geral, o orgulho seja pior entre os religiosos do que entre pessoas sem religião. A justiça própria e o “ar” de superioridade que é perceptível em tantas pessoas religiosas são algumas das maiores razões porque tantas pessoas se distanciam de Deus e da fé. O orgulho pode ser usado para eliminar pecados, digamos, menos graves. Voce pode dizer para si mesmo: “Eu não serei como estes imorais, como estes indisciplinados! Eu sou melhor do que isso!” Lewis diz, “o diabo dá gargalhadas” quando vê que nosso domínio próprio é fruto da nossa justiça própria. Pois o diabo sabe que ele será capaz de fazer de você uma pessoa cruel e fria. Muitas vezes, as pessoas que têm mais lutas contra os pecados da carne são as mais humildes, pelo menos mais humildes que os religiosos fariseus. Pense nisso!

NOTA – (Faça uso deste espaço. Aqui você pode expressar sua opnião, fazer perguntas, esclarecer suas dúvidas. Este espaço é seu.)

E então, Qual é a sua opnião?

Um Abraço!

Pr. Rodrigo DeOliveira

NOTA – (Para comentar sobre este post, clique no link abaixo onde está escrito “add comment”, então escreva seu nome, seu email e seu comentário.)

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , , , , , .

Tapeceiro A falsa humildade é puro orgulho.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Moriá Jovem on Facebook

Moriá Jovem's Facebook profile

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Join 55 other followers


%d bloggers like this: