A Falsa Humildade é Puro Orgulho. Parte II (Como discernir orgulho?)

March 24, 2010 at 9:35 pm 1 comment

Nota- (Apesar de já termos encerrado nossos estudos sobre Auto-Imagem e Orgulho, achei por bem publicar o restante do resumo da última classe. Convém lembrar que desde domingo último estamos estudando sobre domínio próprio. Mas vai aí a continução do estudo sobre orgulho e auto-imagem. Este estudo tem como base o texto de C. S. Lewis intitulado O Grande Pecado, você pode encontrá-lo na página – Pérolas- deste blog.)

De acordo com C. S. Lewis, quais são alguns testes pelos quais podemos discernir orgulho e humildade?

O primeiro teste pelo qual podemos discenir orgulho é que os orgulhosos são muito sensíveis ao desprezo e ao “esnobes”. Críticas por si só não são um veneno para uma pessoa orgulhosa – e sim ser ignorados ou “desdenhado”. Assim, quanto mais os seus sentimentos forem feridos e quanto mais fácil for para você se ofender, mais egocêntrico e orgulhoso você é .

Um segundo teste de orgulho é que você particularmente odeia quando os outros “querem aparecer”. A segunda marca de uma pessoa orgulhosa é que ela não consegue se relacionar de forma alguma com pessoas, que na opnião dela, são presunçosos ou egocêntricos.

O terceiro teste de orgulho é o mais forte. ” Se você acha que não é presunçoso, isso sig­nifica que você é presunçoso demais.” Pessoas orgulhosas acham que não são orgulhosas, e pessoas humildes, por definição, pensam que são orgulhosas. Se você não acha que é orgulhoso – ou sabe que é, mas não é incomodado com isso – então você é orgulhoso de fato.

A primeira prova de humildade é uma auto-avaliação equilíbrada e realista de seus pontos fortes e pontos fracos. Uma vez que, segundo a Bíblia, todos os seres humanos são egocêntricos, então uma pessoa humilde irá reconhecer isso.

Um segundo teste de humildade está implícito na descrição de Lewis de um homem humilde: “um camarada animado e inteligente, que realmente se interessou pelo que você tinha a lhe di­zer.” As pessoas humildes não demonstram ser pessoas humildes, mas demonstram uma felicidade que é rara e, principalmente, demonstram ser amorosas e compreensivas. Nada no universo suga mais a alegria da vida como o orgulho. Você nunca relaxa, tudo é mais um teste para você poder provar que é melhor do que outros.

O quarto teste sobre orgulho é especialmente para pessoas religiosas.“Sempre que constatamos que nossa vida religiosa nos faz pensar que somos bons — sobretudo, que somos melhores que os outros —, po­demos ter certeza de que estamos agindo como mario­netes, não de Deus, mas do diabo.” Isto é extremamente importante. Se você acha que somos salvos por obras, terá que se sentir superior a pessoas que não compartilham suas crenças ou suas práticas morais. Se você acha que somos salvos pela graça, então você não pode se sentir superior a aqueles que não tem a mesma crença e práticas que você. (Afinal, você não é salvo por causa da sua doutrina e da sua ética.)

Lewis está certo em colocar o dedo nesta ferida. Se a sua religião te leva a desprezar os outros, você é um fariseu, e não alguém que acredita no evangelho. Fariseus têm uma estrutura de identidade como todos os outros. Qualquer um que não compartilha de seu fator de identidade deve ser visto como inferior. (Isto é, se eu estou bem, porque eu tenho trabalhado duro para ser alguém de moral, sendo assim as pessoas que são imorais é porque são simplesmente indisciplinados e preguiçosos.) O Evangelho muda nossa estrutura de identidade, uma vez que agora estamos bem é graças a obra e o amor de Jesus Cristo. Agora podemos abraçar os “outros”, sem sentimento de superioridade.

À Continuar…

Pr. Rodrigo DeOLiveira

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , , .

A falsa humildade é puro orgulho. A Falsa Humildade é Puro Orgulho. (Parte III) Como cultivar a humildade?

1 Comment Add your own

  • 1. Charoldo  |  December 8, 2012 at 9:31 pm

    Que texto lindo,Estou percebendo a cada dia que boa parte da minha infelicidade vem do meu orgulho idiota!!!
    Parabens!!

    Reply

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Moriá Jovem on Facebook

Moriá Jovem's Facebook profile

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Join 55 other followers


%d bloggers like this: