A Luta Mais Árdua é Vencer a Si Próprio. (Domínio Próprio Parte II)

April 3, 2010 at 7:04 am Leave a comment

Estudo Bíblico I Cor. 9: 23 – 10: 13.

Capítulo 9

23 Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele. 24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. 25 Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.

Capítulo 10

1 Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, 2 tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. 3 Todos eles comeram de um só manjar espiritual 4 e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo. 5 Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão por que ficaram prostrados no deserto. 6 Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. 7 Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. 8 E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil. 9 Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. 10 Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. 11 Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. 12 Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. 13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.

Paulo nos diz aqui que há no universo um objetivo e paixão maiór no universo. Este objetivo irá colocar em ordem todos os demais desejos do seu coração e proprocionará a sua vida o equilíbrio do autocontrole. Este objetivo Paulo chama de “coroa”, a “coroa incorruptìvel”. Ou seja, que dura para sempre (I Cor. 9:25)

Mas, que coroa é esta? O que seria este objetivo? É natural supor que Paulo esteja falando sobre sua recompensa celestial. Recompensa esta pela qual Paulo esmurrava seu corpo e trabalhava duro para conquistá-la. Mas se este fosse o caso, significaria uma grande contradição de tudo o que Paulo já havia dito. Será que o homem que escreveu Gálatas e Romanos – especialmente Romanos 8:1, que diz: “Portanto agora, nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus “- estaria realmente dizendo que o motivo pelo qual ele trabalhava sem cessar era medo de que no final não entrasse no céu (desqualificado I Cor. 9:27)? Será que isso faz algum sentido? A resposta é não.

Então, o que seria esta “coroa” de que Paulo se refere? O que seria esta paixão que unificava toda a vida de Paulo e trazia todos seus desejos em subordinação? Em 1 Tessalonicenses 2:8,19,20 ele diz: “Sentindo, assim, tanta afeição por vocês, decidimos dar-lhes não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amados por nós. Pois quem é a nossa esperança, alegria ou coroa em que nos gloriamos perante o Senhor Jesus na sua vinda? Não são vocês? De fato, vocês são a nossa glória e a nossa alegria.” Em Filipenses 4:1, ele diz: “Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados!”.

A chave que revela a paixão de Paulo é o versículo 23 do nosso texto base: “Faço tudo isso por causa do evangelho a fim de tomar parte nas suas bênçãos.“A expressão “tomar parte” aqui é a palavra grega koinonia com um pequeno prefixo syn, ou seja syn-koinonia – que quer dizer co-participação, participação conjunta ou compartilhar com outras pessoas.

Paulo está dizendo. “Eu tenho recebido estas bênçãos incríveis do Evangelho. A paixão da minha vida é fazer com que outras pessoas, tanto aqueles que crêem como os que não creêm, tenham tanta alegria quanto eu tenho. Eu quero compartilhar as coisas que vejo em Jesus. Eu abro mão de tudo na minha vida. Eu renuncio todos os tipos de coisas, pois quero refletir a beleza de Deus para outras pessoas para que elas possam ter a mesma visão transformadora da glória e da beleza daquilo que eu vejo “

Paulo revela que domínio próprio é, em última instância, ser direcionado por valores derivado de influências externas. Sendo assim, é diferente do modo como o mundo lhe diz que se obtêm domínio próprio. O mundo diz que o que você tem que fazer é buscar dentro de si mesmo a força necessária. Você tem que determinar que você vai ser a pessoa que você sempre quis ser. Paulo diz que o auto-controle não funciona desta forma tão egocêntrica. Ele diz – que não conseguiu o “controle” ao buscá-lo para si mesmo. Ele conseguiu quando buscou Deus e o próximo.

Domínio próprio não é algo que você pode desenvolver apenas para sentir melhor consigo mesmo. Domínio próprio surge como subproduto de amar os outros e especialmente de amar a Deus.

A continuar

Pr. Rodrigo

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Controlar meus desejos ou ser controlado por eles. (Domínio Póprio) Três orientações práticas sobre domínio próprio. (Domínio Próprio Parte III)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Moriá Jovem on Facebook

Moriá Jovem's Facebook profile

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Join 55 other followers


%d bloggers like this: