“Pare de chorar! Você está agindo como uma menina.” (Domínio Próprio Parte VII)

April 18, 2010 at 9:49 pm 1 comment

“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.” Tito 2: 11-14

Tito 2:12 nos diz que a graça de Deus nos ensina a rejeitar o que não é bom e a vivermos vidas auto-controladas. Em outras palavras, o conhecimento de que somos salvos pela graça nos ajuda a “dizer não” aos nossos maus hábitos.

A palavra traduzida como “ensina” é uma palavra que muitas vezes é traduzida como “castigo” ou  ‘disciplina’. É uma palavra de conotação forte e que significa muito mais do que apenas “instruir. Esta palavra significa exercitar ou treinar ou até mesmo “confrontar.”

Isto vai contra a noção comum de que se falarmos muito com as pessoas sobre como somos gratuitamente salvos pela graça, isto irá levá-las a viver de forma libertina. Pois, segundo os que assim pensam, a motivação das pessoas para obedecer à Deus será removida. Se quando você remover de seu coração todo o medo da rejeição divina, (como o evangelho o faz) você perder toda a motivação para o seu viver santo – então a única motivação que você tinha era o medo.

Pense em todas as motivações para se dizer “não” aos nossos maus hábitos que são baseadas no medo.

  • Algumas pessoas dizem Não a um comportamento imoral, por medo de Deus
    puni-las e não responder suas orações.
  • Algumas pessoas dizem Não, por medo de perderem a imagem de bonzinhos.
  • Alguns  dizem Não, por medo de perder o auto-respeito.
  • Algumas pessoas dizem Não,  por medo do que Deus, os outros ou até elas mesmas lhes farão.

O problema em se usar o medo como motivação para adquirir auto-controle é que o medo é, por natureza, extremamente egocêntrico. É basicamente usar pecado para acabar com o pecado, o que é sempre contra-produtivo. Por exemplo, muitas vezes adultos ajudam meninos a adquirirem controle emocional dizendo: “Pare de chorar! Você está agindo como uma menina.” Esse medo de ser ridicularizado pode ajudar o menino ter controle, mas o faz por levá-lo a sentir-se superior às mulheres. Mais tarde (especialmente no casamento), esta dureza de coração e superioridade pode causar dificuldades para se relacionar com mulheres ou pode levá-lo a ser muito antipático com os outros.

Acabar com a falta de domínio próprio através do medo é simplesmente se libertar de uma escravidão (a das emoções) para entrar em outra escravidão (a do orgulho e das aparências.)

Então como o evangelho da graça nos dá uma nova motivação para a santidade, uma que não é baseada no medo e ainda assim  nos confronta e é muito eficaz?

A resposta a esta pergunta no nosso próximo post.

Pr. Rodrigo DeOliveira

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , , , , .

Quanto Mais Santo me Torno, Menos Santo me Sinto. (Domínio Próprio Parte VI) A Chave Para o Domínio Próprio. (Domínio Próprio Parte VIII)

1 Comment Add your own

  • 1. walex  |  June 11, 2010 at 2:19 am

    Ei Pastor Rodrigo a paz do senhor bencao , esta lindo o site que Deus te abencoe e te de forca , animo , e que ele possa ser o seu grande e o seu maior amor na sua vida , entao vc tera forcas para sempre ,para continuar a caminhar , a lutar ,e vencer ,em cristo Jesus abracao para vc s sua familia linda ! sua ovelha Gilka .

    Reply

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Moriá Jovem on Facebook

Moriá Jovem's Facebook profile

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Join 55 other followers


%d bloggers like this: