A Vontade de Deus Para a Minha Língua.

August 3, 2010 at 5:28 pm Leave a comment

Leia Provérbios 11:12,13; 12:17-20, 22-23, 25; 15:1,23; 17:27-28; 18:13; 25:11-12,15

O que se aprende nestes versos sobre a vontade de Deus quanto as nossas palavras?

Algumas características que nossas palavras devem ter:

Honestidade vs Engano

“17 A testemunha fiel dá testemunho honesto, mas a testemunha falsa conta mentiras… 19 Os lábios que dizem a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa dura apenas um instante. 20 O engano está no coração dos que maquinam o mal, mas a alegria está entre os que promovem a paz…. 22 O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade.”

Em Prov.12: 17, 19, 22, somos informados de que Deus se deleita na verdade e na honestidade. Mas no verso 20  a verdade é contrastada com o engano. Este argumento nos traz uma luz importante quanto ao que Deus pensa sobre a honestidade. Desonestidade é enganar os outros. Se suas palavras forem tecnicamente factuais, mas são declaradas de forma a induzir ao engano, então, então tais palavras  são desonestas – talvez até ainda mais desonestas.

Muitas vezes as declarações mais enganosas são aquelas que não são tecnicamente falsas, mas são empregadas em tal contexto, ou pronunciadas em um sincronismo  tal que deturpa as coisas e faz com os que as escutam permaneçam no “escuro”.

Bondade e mansidão vs Maldade e Aspereza

Não é suficiente que palavras sejam verdadeiras. Elas também precisam ser gentís e amorosas, tanto na intenção “O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.” (Prov. 12:25) quanto no tom e na forma “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.” (Prov. 15:1).  Não devemos jamais dizer a verdade, simplesmente para prejudicar alguém ou para “colocá-lo em seu lugar.”

No entanto, “Com muita paciência pode-se convencer a autoridade, e a língua branda quebra até ossos.” Prov.25: 15 este verso  mostra que palavras gentis podem e devem deve ser diretas.

Cautela (palavras cuidadosamente escolhidas)  vs Falta de cuidado.

“Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura.” Prov.12: 18. Este verso nos adverte que nossas palavras não devem ser “imprudentes” – impulsivas, descontroladas. Como vimos anteriormente, as palavras têm efeitos poderosos. Palavras maliciosas podem se alojar no seu coração, ou no coração dos outros e envenená-lo por anos.

Pelo contrário, nossas palavras devem ser:

a) no tempo certo “Dar resposta apropriada é motivo de alegria; e como é bom um conselho na hora certa!”(Prov.15: 23);

b) bem informada – Nossas palavras devem ser moldadas pelo muito ouvir. “Quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha.” (Prov.18: 13);

c) controladas e contidas – não devemos dizer tudo que temos vontade de dizer. “Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno.” (Prov. 17:27) “Até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento.” (Prov. 17:28);) “A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura[53] de prata. Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria a quem se dispõe a ouvir.” Prov.25 :11-12).

Franqueza vs Covardia

Vimos anteriormente que até mesmo palavras gentís podem ser francas e diretas, e podem levar o ouvinte a mudança. (Pr. 25:15b) Assim sendo, nossas palavras, além de amáveis, devem ser franca, clara e corajosa. “Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria a quem se dispõe a ouvir.” Prov. 25:12. Este verso nos diz que uma repreensão, se feita corretamente, pode verdadeiramente ser algo belo (“como um ornamento de ouro fino”).

Pense Nisso.

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Mãe, provérbios me mandou calar a boca!!!!!! Afinal de contas o que é fofoca?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Moriá Jovem on Facebook

Moriá Jovem's Facebook profile

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Join 55 other followers


%d bloggers like this: