O Cristão e a Obsessão em Saber o Futuro.

August 19, 2010 at 6:01 am Leave a comment

Experimentar a Deus requer, dentre muitas outras coisas, ser guiado por Ele. Intimidade com Deus inclui ser orientado por Deus em nossa caminhada.

Mas como podemos saber que Deus está no guiando e nos orientando? Como podemos ter certeza não ser eu quem tem feito todas as decisões na minha vida? Como posso ter certeza que os planos que faço não são apenas meus planos, mas são também planos de Deus dentro do qual Ele está me dirigindo?

É exatamente disto que o salmo 25 trata.

Mas antes uma advertência. Tim Keller, o autor de nossas apostilas, afirma que até 30 ou 40 anos atrás, não havia quase que nenhum livro, artigo, sermão ou coisa semelhante sobre este tema – Como conhecer a vontade de Deus para sua vida. Mas hoje em dia se você estiver procurando um livro qualquer para ler, e em meio a 20 opções você encontrar um com o título – Como descobrir a vontade de Deus para sua vida –  90% de chances que você escolherá este.

Isto deve-se ao fato de que todos nós temos que fazer importantes decisões, como: com quem se casar, qual carreira escolher, onde morar, qual igreja frequentar … Mas por outro lado, Santo Agostinho, João Calvino, Jonathan Edwards, Martinho Lutero e outros heróis da fé, nunca escreveram nada sobre este tema. Você nunca vai encontrar um sermão destes homens com o título – Como posso ter a certeza de que estou vivendo o plano A e não o plano B de Deus.

Mas hoje em dia qualquer cristão quer saber qual é a vontade específica de Deus para sua vida. E surge frases no meio cristão como: centro da vontade de Deus, plano a e plano b de Deus, vontade de Deus vs vontade permissiva de Deus.

As pessoas de nossa sociedade querem estar no controle. Nós adoramos controlar as coisas. Odiamos esperar e repudiamos o sentimento de impotência diante de alguma situação. Pode parecer que este anseio por conhecer a vontade de Deus seja fruto do desejo de honrar a Deus, em parte pode ser mesmo, mas na verdade, grande parte deste anseio surge do receio de que existe alguém, mais poderoso que nós, programando as coisas,  e pior, sem que você seja comunicado. Não queremos esperar para viver os processos de Deus, queremos ler o que se passa na mente do Senhor, queremos descobrir o nosso futuro. É este mesmo sentimento que leva as pessoas a consultar cartomantes e horóscopo.

Muitas vezes quando vamos a igreja queremos ouvir uma palavra de Deus sobre o que devo fazer em relação a um determinado problema. Queremos soluções rápidas e claras. Queremos um atalho, queremos uma orientação sobrenatural. Nós queremos uma mapa, ou melhor, queremos que Deus se torne um gps particular.

Imagine que você esteja dirigindo seu carro em um lugar distante e estranho, onde você não conhece as ruas e tampouco as pessoas. Você vê alguém parado a beira da estrada. Você para para pedir imformações de como chegar ao lugar que você procura. A pessoa tenta lhe explicar, mas as explicações são muito confusas. Daí você pede que ele desenhe uma mapa, mas o mapa e muito complicado. A pessoa então, com muito gentileza, se oferece para entrar no carro com você e ser teu guia até o lugar. Te pergunto: Não seria esta solução muito melhor? Uma guia, não é melhor que uma mapa, ou meras informações?

Com certeza é melhor, mas ainda assim, você não terá a mínima ideia para onde você está indo. Mas isto não te incomoda mais,  pois você tem o guia. E a cada esquina uma informação nova e uma nova paz. Você não tem que ter o mapa, você tem quer ter o guia. Não precisa de orientação, e sim o orientador. Orientação não é algo que Deus dá, mas algo que Deus faz.

Aprenda uma coisa. A bíblia não fala muito sobre a orientação de Deus, mas fala constantemente sobre o tipo de pessoa que é guiada por Deus.

E é sobre isto que falaremos nas próximas semanas em nossa EBD.  N’ão percam!!

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Orientação Divina e a Sabedoria Humana. (Parte I) Sua Consciência Seu Guia.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Moriá Jovem on Facebook

Moriá Jovem's Facebook profile

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Join 55 other followers


%d bloggers like this: