Sua Consciência Seu Guia.

August 23, 2010 at 7:12 pm Leave a comment

Salmo 25

A ti, Senhor, elevo a minha alma. Em ti confio, ó meu Deus. Não deixes que eu seja humilhado, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim! Nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado; decepcionados ficarão aqueles que, sem motivo, agem traiçoeiramente. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas; guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo. Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua misericórdia, que tens mostrado desde a antigüidade. Não te lembres dos pecados e transgressões da minha juventude; conforme a tua misericórdia, lembra-te de mim, pois tu, Senhor, és bom. Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores. Conduz os humildes na justiça e lhes ensina o seu caminho. Todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade para com os que cumprem os preceitos da sua aliança. Por amor do teu nome, Senhor, perdoa o meu pecado, que é tão grande! Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir. Viverá em prosperidade, e os seus descendentes herdarão a terra. O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança. Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha. Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, pois estou só e aflito. As angústias do meu coração se multiplicaram; liberta-me da minha aflição. Olha para a minha tribulação e o meu sofrimento, e perdoa todos os meus pecados. Vê como aumentaram os meus inimigos e com que fúria me odeiam!  Guarda a minha vida e livra-me! Não me deixes decepcionado, pois eu me refugio em ti.  Que a integridade e a retidão me protejam, porque a minha esperança está em ti. Ó Deus, liberta Israel de todas as suas aflições!

Este texto nos dá quatro princípios para ter uma vida guiada por Deus.

Primeiro princípioConhecer profundamente a verdade de Deus.

Verso 4-5 – Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas; guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo.

Para ser guiado por Deus você precisa ser uma pessoa que conhece profundamente a palavra de Deus.

Nos versos 4-5 o pedido de Davi é diferente do que ele diz no verso 12. No verso 12 Davi afirma que há um caminho escolhido por Deus para os seus. Nas versões em português você não percebe este fato, na maioria das versões este verso é traduzido assim: “Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir.” Ou seja, Deus ensinará aos que O teme, o melhor caminho para eles. Na versão da NVI em inglês a tradução é esta: “Who, then, is the man that fears the LORD ? He will instruct him in the way chosen for him.” A palavra chosen significa escolhido. De acordo com esta tradução, segundo os eruditos está mais próxima do original, Davi afirma que há um caminho escolhido por Deus.

Sendo assim, perceba que Davi não diz: mostre o caminho escolhido pra mim. O que ele diz está mais para: sature a minha mente com a tua verdade. Davi estava dizendo: antes de conhecer os teus planos eu quero conhecer a tua palavra. Antes de conhecer o meu caminho eu quero conhecer os teus caminhos.

Davi não está em busca de doutrinas simplesmente. A prova disto é que nesta oração ele busca encontrar as “veredas de Deus” e “os caminhos“. Estas duas expressões normalmente indicam vida prática.

Davi está em busca de uma nova consciência, uma consciência construída com as verdades de Deus. O desejo de Davi era o mesmo objetivo de Cristo no seu famoso sermão do monte – construção de consciência. Este pedido de Davi expressa o desejo por uma mente e coração amadurecidos e temperados pela  verdade de Deus. (consciência) Uma mente assim é quase sempre capaz de discernir o que é bom e sábio daquilo que é mal e tolo.

Hb. 5: 13-14 “Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.”

Uma vida guiada por Deus, gasta tanto tempo na palavra de Deus que sua mente se torna saturada pela palavra, a ponto de se tornar apto para discernir o que é certo e o que é errado, e tomar decisões bem informadas.

Sei que você não quer ouvir isto, você quer que eu leia a sua mão e diga a você qual é o seu futuro. Não é?

A orientação que Deus faz requer tempo e empenho. Requer treinar suas faculdades mentais… os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.

Esta é a primeira característica de uma vida conduzida e guiada por Deus. É uma vida que possui um profundo e penetrante conhecimento da palavra de Deus.

A continuar….

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , , , , .

O Cristão e a Obsessão em Saber o Futuro. Deus somente guia aqueles que sabem que são pecadores.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Moriá Jovem on Facebook

Moriá Jovem's Facebook profile

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Join 55 other followers


%d bloggers like this: