Plano A ou plano B de Deus, em qual você está agora?

October 22, 2010 at 1:16 am Leave a comment

O terceiro princípio sobre a  orientação Divina pode ser visto nos v.10 – v.12.  “Todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade para com os que cumprem os preceitos da sua aliança. Por amor do teu nome, Senhor, perdoa o meu pecado, que é tão grande! Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir.”

O verso 10 e verso 12 falam  sobre orientação Divina e são interrompidos por um dos clamores de Davi por perdão. Embora devamos analisar estes gritos separadamente, podemos perceber porque eles não estão mudando o assunto (orientação) da oração de Davi. Pois para Davi somente os humildes são guiados por Deus.

Os caminhos “do Senhor” ou são os eventos e circunstâncias que Deus permite acontecer na sua vida, ou obras e práticas que Ele te chama para fazer. Mas, em todo caso, esta é uma promessa notável. É uma espécie de versão velho testamentária de Romanos 8:28 – “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus …

O que ele está dizendo é que, se você estiver em um relacionamento obediente e pessoal (“aliança”) com Deus, então o que acontecer com você faz parte do fiel e amoroso propósito de Deus.

Mas surge a pergunta: Que importância tem isso para a pessoa que está à procura da orientação Deus?

Toda diferença.

Primeiro, ele nos manda descansar!

Descanso é imprescindível para alguém que busca ser orientado por Deus, especialmente em momentos quando se deve fazer uma decisão. Ironicamente, muitas vezes, as pessoas fazem decisões ruins por estarem com muito medo de fazer uma decisão ruim. Tais pessoas ficam atemorizadas com a possibilidade de perderem o plano de Deus para elas. Mas este salmo, como também o texto de romanos 8, destrói aquele conceito que diz – quando minha vida não esta indo como deveria é porque estou no plano B de Deus.

É como se o plano de Deus fosse um vôo, com hora e data marcada e com conexões a serem feitas em outros aeroportos. Se você o perde, perderá também todas as outras conexões que te levariam ao destino escolhido por Deus. Sendo assim, só lhe resta esperar o plano b de Deus e ver onde isso vai dar. Vale a pena lembrar que esta lógica é humana, e que o Deus da bíblia é contra-intuitivo, é contrário toda lógica. Vide a mensagem da cruz.

Pensando na possibilidade de estar vivendo no plano b de Deus, e que uma má decisão poderá levá-lo a perder o plano a de Deus, surgem os medos. Principalmente o medo de falhar ou um forte sentimento de que “tudo depende de mim“. Estes sentimentos pode levar uma pessoa à uma ação precipitada. Davi está quase que dizendo, “aquele que é guiado por Deus sabe que vai ser guiado por Deus apesar de si mesmo.”

O verso 12 – confirma isso. Na versão da NVI em inglês diz que Deus “escolhe” o caminho para nós e depois nos mostra. “Who, then, is the man that fears the LORD ? He will instruct him in the way chosen for him.”

Mesmo que não o vejamos – ainda assim o caminho é escolhido para nós. Você percebe esta verdade nas narrativas bíblicas da história dos homens escolhidos por Deus. Um exemplo claro é a vida de Jacó, e como apesar dele mesmo, Deus cumpriu seus propósitos na vida dele. O pecado de Jacó o levou a fugir de sua terra para a terra de seu tio Labão (ter que fugir era consequência de seu pecado). Mas por causa desta fuga ele conheceu suas esposas e deste casamento nasceria o Filho de Deus, Jesus Cristo. Quem se atreveria a dizer que Jesus Cristo é plano B de Deus?

Em segundo lugar, este salmo nos diz que o mais importante pré-requisito para a obter a orientação de Deus é uma consciência limpa e uma vida obediente “Todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade para com os que cumprem os preceitos da sua aliança.”

Se você tiver isso, será muito menos provável que você fará más decisões.

O terceiro princípio de uma vida que é guiada por Deus é o conhecimento e confiança na soberania de Deus.

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , , , , .

Deus somente guia aqueles que sabem que são pecadores. Como ser amigo de Deus.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Moriá Jovem on Facebook

Moriá Jovem's Facebook profile

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Join 55 other followers


%d bloggers like this: