Como ser amigo de Deus.

October 27, 2010 at 4:50 am Leave a comment

O quarto princípio sobre a orientação divina está nos versos 14-15 (salmo 25) “O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança. Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha.,” No v.14, Davi diz que o “O Senhor confia…” nos “…que o temem.”

“Confia” é uma palavra interessante. Ela transmite a sensação de intimidade e, claro, confiança. Nós confiamos segredos somente a amigos de confiança. Por outro lado, “temer ao Senhor” não é ter medo de Deus. Temer a Deus é ir além do conhecimento intelectual, é reverencia e deleite em Deus (Sl.130: 3-4).

O versículo 15 diz que os olhos de Davi “…estão sempre voltados para o Senhor”. “Olhar para” Deus é buscar a sua presença. Este verso fala da busca por uma experiência da glória, da presença e da graça de Deus.

Ou seja, Davi está falando de intimidade com Deus – a diferença entre conhecer sobre Deus, e conhecer a Deus.

A NVI traduz como “segredos” a palavra hebraica sodh – uma palavra que pode significar tanto “conselho” e “concílio”. Derek Kidner nos diz que esta palavra pode ser traduzida como “intimidade” ou até mesmo “amizade” pois se refere ao “círculo de colegas íntimos e os assuntos que são discutidos com eles ”

O que será então que Davi dizendo nos versos 14-15?

Ele está dizendo que na intimidade da oração e na comunhão com Deus, adquirimos sabedoria e discernimento. Davi pode estar dizendo que Deus, através da oração, nos dá orientações específicas sobre questões e decisões específicas.

Mas o mais provável é que Davi esteja nos dizendo é que a oração e a comunhão com Deus, nos deixa conhecer “os segredos” de Deus” –

Como assim? – uma mente iluminada que conhece suficientemente bem o coração de Deus, o coração humano, os tempos e as estações da vida, sempre irão fazer decisões bem informadas.

Ou seja o produto final deste relacionamento com Deus, é que você se tornará amigo de Deus, ele irá revelar segredos. E você terá confiança o suficiente para tomar decisões baseadas naquilo que você sente no coração.

Mas isto vem por último.

Portanto, este é o quarto princípio de uma vida guiada por Deus – intimidade com o Senhor.

Em suma: O objetivo geral deste Salmo é surpreendente. Essencialmente, Davi nunca diz como conseguir a orientação divina, mas que tipo de pessoa é guiada por Deus. Em resumo, ele diz, o homem que é guiado por Deus:

• tem uma mente cheia da palavra de Deus,
• tem um coração que conhece bem as suas próprias fraquezas,
• vive uma vida, que de um modo geral, é obediente, e sem grandes áreas que não se submete a vontade de Deus,
• tem uma alma que está, basicamente, em paz, pois tem certeza que Deus, através de sua graça, fará com que sua vontade se torne real para você, apesar das suas falhas.
• Vive uma vida de oração. Momentos em que Deus fornece regularmente conhecimento e discernimento, para assim fazer decisões sábias.

Assim é o homem que é guiado por Deus. Estás disposto a seguir esta jornada? Deus não fornece mapas. Ele quer ser o guia.

Pense nisto!

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , , , , , .

Plano A ou plano B de Deus, em qual você está agora? É você quem não sabe orar!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Moriá Jovem on Facebook

Moriá Jovem's Facebook profile

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Join 55 other followers


%d bloggers like this: